03 Fev A Lesaffre investe numa nova fábrica em Valladolid
A empresa, líder mundial no sector da fermentação há mais de um século e presente em Espanha há mais de 30 anos, anuncia o lançamento de um novo projeto na Lesaffre Ibérica, a sua filial espanhola com sede em Valladolid.
Os planos da empresa incluem a construção de umas novas instalações dedicadas à produção de leveduras enriquecidas com selénio para a alimentação animal, com o objetivo de satisfazer uma procura crescente desses produtos na Europa, África e Médio Oriente.
A Lesaffre Ibérica iniciou, nas suas instalações industriais em Valladolid, a construção de uma nova fábrica para o cultivo e comercialização de leveduras enriquecidas com selénio para o mercado da alimentação animal. As obras começaram no outono passado e espera-se que a primeira fase esteja concluída no próximo verão. Uma segunda fase de investimentos está prevista para 2023 para aumentar a capacidade de produção para responder à crescente procura global desses produtos.
“Esperamos iniciar a comercialização em setembro”, diz Luis Ronda Zuloaga, Diretor-geral da Lesaffre Ibérica. “Já temos encomendas comprometidas com os nossos clientes nos mercados da Europa, África e Médio Oriente”.
A nova fábrica incorpora tecnologia de ponta e vai criar novos empregos qualificados: “Não foi fácil trazer este projeto para Valladolid, tivemos de competir ferozmente com outros países”, refere Luis Ronda, “Graças aos bons resultados dos últimos anos e à excelente equipa de profissionais que temos em Espanha, conseguimos convencer os investidores de que Valladolid era a melhor opção para a estratégia global do grupo Lesaffre“. A força da Espanha na produção pecuária também tem sido determinante: “Agradecemos à Câmara Municipal de Valladolid e à Junta de Castilla y León a sua ajuda para superar os muitos desafios que enfrentámos no início deste projeto”.
Ao explorar e revelar o potencial infinito dos microrganismos, a Lesaffre pretende encontrar respostas decisivas para as necessidades alimentares e de saúde do futuro. Os alimentos à base de leveduras enriquecidas com selénio fortalecem o sistema imunitário e reprodutivo dos animais, estimulando as suas defesas antioxidantes e melhorando as suas taxas de produção. A incorporação destes produtos na dieta promove a produção pecuária sustentável. O selénio de fontes orgânicas incorpora-se melhor no organismo, o que multiplica os seus efeitos benéficos na saúde e bem-estar animal, resultando numa melhor qualidade final da carne, peixe, leite ou ovos.
Atualmente, nas instalações industriais da Lesaffre em Valladolid operam outras duas fábricas. Uma é dedicada ao cultivo de leveduras para panificação e a outra à produção de massas madre. Estes produtos comercializam-se nos mercados de Espanha, Portugal, África e Médio Oriente. Além disso, a Lesaffre Ibérica tem um centro de produção em Barcelona, dedicado ao fabrico de melhorantes e misturas para panificação. A empresa também comercializa em Espanha e Portugal várias soluções derivadas de processos de fermentação, tais como extratos de leveduras, aromas, microrganismos e moléculas para a produção de vinho e cerveja, adubos biológicos, produtos farmacêuticos, etc.