Extratos potássicos

É uma matéria-prima para fertilizantes. Pela sua elevada concentração em sulfato potássico, superior a 36%, é utilizada tanto no fabrico de NPKs complexos sólidos como líquidos. De granulometria regular, o seu elevado peso permite um melhor armazenamento, uma boa deslocação pelos tapetes das fábricas e uma boa atitude face à granulação juntamente com outras matérias-primas.

Composição

97%

Matéria seca

40%

SO3 solúvel

36%

K2O solúvel

Benefícios

  • Excelente comportamento em fábrica.
  • Alto teor de potássio, necessário para cumprir funções essenciais nas plantas tais como: ativar reações enzimáticas, sintetizar proteínas, formar açúcares e regular o fluxo de água em células e folhas.
  • Otimização das unidades fertilizantes de potássio em relação a adubos minerais.
  • Pode utilizar-se como ingrediente de complexos fertilizantes à base de sulfato, indicados especialmente para cultivos sensíveis ao potássio à base de cloreto.
  • Também se pode utilizar diretamente em fertirrigação ou adubos líquidos complexos pela elevada solubilidade.
  • Matéria-prima para compactação ou blending.
  • O sulfato de potássio contido no produto possui aproximadamente 65% de pureza.
  • Redução do PH do solo através do teor de enxofre, facilitando assim a mobilidade dos iões de potássio existentes.
  • Em solos onde a aplicação de cloreto de potássio (KCl) não é desejável, o sulfato de potássio (K2SO4) é uma fonte de potássio muito aconselhável.
extractos potassicos

Dose recomendada

Os extratos potássicos são utilizados fundamentalmente como matéria-prima para adubos complexos NPK sólidos e líquidos, portanto, a percentagem de inclusão no fertilizante é decisão do fabricante.

Instruções

Pode utilizar-se como matéria-prima para fertilizantes complexos.

Pela elevada solubilidade, é usado em adubos líquidos e em fertirrigação.

Matéria-prima para adubos compactados.

Fórmulas habituais

Os extratos potássicos costumam combinar-se com tipos de ácidos no fabrico de soluções fertilizantes NPK líquidas, tipo 1-0-10, 1-0-15, muito procuradas nas etapas de frutificação dos cultivos de laranja, pêssego e azeitona.

Por outro lado, também se introduzem com uma das matérias-primas em maior presença em NPK sólidos baixos ou isentos de cloretos. Fórmulas específicas como 8-15-20, 10-10-20, 10-15-30 ou uma multiplicidade de variantes em função da combinação de matérias-primas utilizada.

Embalagem

É comercializado em camiões de 25 toneladas a granel.

Armazenamento

Deve ser armazenado em lugares secos e cobertos.

Tempo de vida útil

Recomenda-se a utilização até um ano após a sua produção, a fim de garantir que as suas propriedades permaneçam intactas.

Tem alguma dúvida? Contacte com os nossos especialistas