História Lesaffre

CONHEÇA A HISTÓRIA DA LESAFFRE NA PENÍNSULA IBÉRICA

A Lesaffre é atualmente a empresa de referência no mercado ibérico de produção e comercialização de leveduras e melhorantes para a panificação. Esta posição é o resultado da experiência e know-how de grandes profissionais que trabalharam, para servir com esmero aos padeiros espanhóis e portugueses, em diversas sociedades que com o passar dos anos formaram a atual Lesaffre Ibérica.

Neste percurso devemos sublinhar uma data muito significativa: 1986. Nesse ano, duas das companhias açucareiras mais importantes de Espanha – Sociedad General Azucarera Española (SGAE) e Compañía de Industrias Agrícolas (CIA) – decidiram conjugar esforços e empreenderem juntas o caminho para a inovação técnica e comercial no cultivo de leveduras para a panificação. A SGAE disponibilizou para este projeto a sua fábrica de Valência (fundada no ano 1924) e marcas como Danubio, enquanto a CIA fez o mesmo com a sua fábrica de Valladolid (fundada em 1953) e marcas como Hércules.

Dessa união surgiu a Compañía General de Levaduras (CGL), uma aposta decidida pelo desenvolvimento tecnológico e pela qualidade que serviu de embrião ao grupo que hoje conhecemos como Lesaffre Ibérica. Durante os cinco anos que prosseguiram à união de ambas as indústrias, a CGL centrou-se na implantação de um ambicioso plano de desenvolvimento empresarial cujo objetivo era a consolidação de uma indústria biotecnológica moderna e especializada, capaz de satisfazer as necessidades, tanto da padaria tradicional, como da incipiente padaria industrial na península. Realizaram-se grandes investimentos económicos e potencializaram-se as equipas profissionais em cada área de atividade. Os técnicos de inovação centraram-se no desenvolvimento de microrganismos com diversos perfis fermentativos para satisfazer as necessidades dos padeiros; implantaram-se novas técnicas para melhorar a rastreabilidade e a segurança alimentar; investiu-se na cadeia de logística e distribuição para otimizar a conservação e qualidade dos produtos; etc.

Bandeira Lesaffre

Finalmente, em dezembro de 1991, o Grupo Lesaffre adquire a CGL – que se passa a denominar Panibérica de Levaduras – dando origem a uma etapa de crescimento e excelência tecnológica. Introduziram-se novas variedades de levedura; graças a novos investimentos otimizou-se todo o processo de cultivo e o acondicionamento dos produtos; reduziu-se o consumo de água, bem como o impacto ambiental da fábrica com a implantação de uma moderna estação de tratamento; intensificaram-se as transferências de tecnologia e conhecimento nos processos fermentativos; reforçou-se a relação com os padeiros; etc.

Dois anos mais tarde tomou-se a estratégica decisão de encerrar a fábrica de Valência, concentrando toda a atividade produtiva em Valladolid. Em 2010, o Grupo Lesaffre decide ampliar a sua aposta na península finalizando a construção de uma nova e moderna fábrica aplicando todo o know-how da marca francesa. A nova fábrica incorpora a experiência de uma trajetória de mais de 167 anos, permitindo que a cidade de Valladolid conte hoje em dia com a fábrica de cultivo de leveduras mais moderna da Europa.

Em 2012, muda-se o nome de Panibérica de Levaduras pelo atual de Lesaffre Ibérica, harmonizando a denominação da filial em Espanha e Portugal com o resto das filiais do Grupo.  Em 2016, o Grupo Lesaffre aposta em potencializar a sua oferta de valor aos padeiros da península, adquirindo a companhia Tecno Bakery, situada em Barcelona, especializada no desenvolvimento de aplicações da tecnologia enzimática em padaria e moagem. Como parte do processo de fusão e integração das sociedades realizou-se um grande investimento na construção de uma nova fábrica. As novas instalações incorporam linhas de produção com a última tecnologia, o que permitiu a implantação de novas técnicas de formulação, produção, qualidade e segurança alimentar.

Por último, pelo menos de momento, no ano 2019 – nas instalações de Valladolid – realizou-se um novo projeto de investimento para a construção de uma moderna fábrica de massas madre. Esta nova fábrica incorpora os últimos conhecimentos do Grupo em farinhas de cereais, assim como nos processos de fermentação desenvolvidos por leveduras e bactérias. A moderna fábrica permite à Lesaffre Ibérica ampliar a sua oferta de soluções funcionais adaptadas às necessidades dos padeiros, moleiros e consumidores espanhóis e portugueses.

¿Tienes alguna duda? Contacta con nuestros especialistas