A massa madre integral é uma opção bastante interessante

A massa madre integral é uma opção bastante interessante.

A massa madre integral é uma opção bastante interessante

Como profissionais da panificação sabemos que o conceito de integral está na voga, assim como o termo massa madre. É por isso que hoje na Lesaffre gostaríamos de considerar uma combinação de ambos: massas madre integrais

O integral está na voga

Segundo o Relatório de Consumo Alimentar do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, o consumo interno de pão integral fresco em Espanha aumentou 12,2% em valor em 2020, em comparação com o ano anterior. Assim, passou de um consumo per capita de 1,95 kg em 2019 para 2,18 kg apenas 12 meses mais tarde.

É verdade que estamos a falar de consumo doméstico, e sabemos que a pandemia impulsionou bastante esta variável, mas se olharmos para a evolução do consumo de pão integral em 2019 vs 2018, temos também um crescimento de 8% no consumo de pão integral.

E as massas madre?

Segundo a Innova, o mercado das massas madre cresceu globalmente a uma taxa média de 12% durante o período 2016-2020, sendo a Europa Ocidental a que mais contribuiu para este crescimento, com uma penetração da massa madre de 64% do total de lançamentos de panificação.

Então porque não combinar os dois conceitos? Porque não uma massa madre? As vantagens tanto para o consumidor como para o padeiro são claras e é óbvio que quanto mais desejos um produto satisfaz, maior é a probabilidade de sucesso.

Em primeiro lugar, como já sabemos, uma massa madre integral é uma massa madre feita de farinha integral. Isto significa que terá todas as vantagens nutricionais de qualquer produto deste tipo (elevado teor de fibras, melhor absorção de nutrientes, equilíbrio da nossa saúde intestinal, etc.).

Em segundo lugar, sensorialmente, usar uma massa madre integral também é muito interessante, pois tem um aroma muito mais complexo, mas ao mesmo tempo mais suave. Isto significa que a utilização de uma massa madre integral num pão integral ajudará a suavizar a boca. Além disso, com a utilização de massa madre integral, reduz-se o risco de acidez indesejada no pão.

Também é possível utilizar uma massa madre 100% integral em pão branco. Poderíamos dizer que, longe de ser contraditório, isto é algo positivo já que, como já dissemos, o produto final terá uma acidez muito mais controlada.

Depois de ler isto, está a considerar o uso de massa madre integral nas suas receitas? E se também estiver pronta a ser usada?

Na Lesaffre fornecemos-lhe massas madre estáveis e regulares, já maduras e prontas a usar. Com estas massas madre não há surpresas, por isso pode ter a certeza de conseguir sempre os mesmos resultados, sem quaisquer complicações:

  • Livendo Herse: Massa madre viva líquida 100% espelta integral. Permite conseguir pães com um perfil aromático marcado por notas de trigo com leves toques ácidos e de cereais.
  • Livendo Deméter: Massa madre viva líquida 100% trigo integral. O resultado é um pão com um perfil aromático próprio, em que se destacam notas de cereais com toques tostados e frutados.

Com estas massas madre pode conseguir pães 100% integrais, seguros e atraentes, com uma gama personalizada e variada. Contacte aqui connosco.

 



¿Tienes alguna duda? Contacta con nuestros especialistas