Clean label: firme tendência em panificação

Clean label: firme tendência em panificação

Os consumidores preocupam-se cada vez mais por aquilo que comem. Querem etiquetas mais simples, limpas e fáceis de entender e, claro está, o pão não escapa a esta nova tendência. Mas como podemos conseguir isso?

Clean Label. O que é?

Não há uma definição legal para este termo, embora de modo geral se entenda como “Clean Label” aquela etiqueta sem ingredientes qualificados pelo consumidor como “artificiais” ou “desconhecidos”.

Nova tendência de mercado

Todos os grandes analistas de mercado coincidem em assinalar a procura de produtos mais naturais como uma das grandes tendências em alimentação. Os consumidores reclamam produtos menos processados e sem ingredientes artificiais e assim ficou confirmado num estudo de mercado realizado com mais de 700 pessoas em Espanha e encomendado pela Lesaffre Ibérica.

Ao perguntar qual é o reclame publicitário a que prestam mais atenção quando compram pão, a grande maioria dos inquiridos referiram “100% natural” como o reclame mais apreciado, dando-lhe uma nota de 8,5 sobre 10. O segundo, muito relacionado com o primeiro, foi “Sem aditivos nem conservantes” com uma nota de 7,4.

O papel das enzimas nas etiquetas clean label

Está claro o que querem os consumidores, agora devemos ver como responder a esta tendência. Há várias formas de o fazer mas, sem dúvida alguma, as enzimas são uma das melhores vias. As proteínas produzidas por microrganismos e presentes de maneira natural no nosso mundo encaixam perfeitamente!

Graças às suas propriedades ajudam a melhorar muitas e diversas funcionalidades da panificação como, por exemplo, o desenvolvimento do volume, o reforço da rede de glúten ou a coloração da côdea.

Como aplicar enzimas na panificação

A seleção, combinação e dosagem de enzimas na panificação deve ser precisa e controlada. Para conceber o correto cocktail enzimático é importante considerar muitos fatores como, por exemplo, a qualidade da farinha, a acidez da massa, o tempo de fermentação, o tempo de cozedura, etc.
Sendo assim, contar com uma empresa como a Lesaffre Ibérica, com mais de 165 anos de experiência em panificação, é crucial. Controlamos todos os ingredientes básicos da massa de pão (farinhas e corretores, leveduras, massas madre e melhorantes) e a nossa equipa é formada por especialistas em composição de soluções enzimáticas. Tudo isto é fundamental para conceber produtos à medida do processo e receita de cada cliente.

Solicite mais informação sobre soluções enzimáticas para panificação aqui.



Tem alguma dúvida? Contacte com os nossos especialistas