6 coisas que certamente não sabe sobre o pão

6 coisas que certamente não sabe sobre o pão

O pão é um alimento básico na dieta mediterrânica. Presente nas nossas mesas há milhares de anos, ainda há muitas dúvidas e falsos mitos à volta deste alimento.

Hoje, neste post, resolvemos 6 das perguntas mais comuns sobre o pão e os seus benefícios na dieta mediterrânica.

  1. O pão engorda?

    Nenhum alimento tem a capacidade de engordar por si só. O aumento de peso produz-se de maneira matemática quando consumimos mais energia da que gastamos. Há alimentos que nos proporcionam mais energia do que outros, mas o pão, em concreto, tem um valor calórico bastante moderado (cerca de 250 kcal/100 g) e quase não contém gordura.  Além disso, o pão contém fibra, especialmente o pão integral. Isto provoca um efeito de saciedade que nos pode ajudar a diminuir o consumo de outros alimentos com maior conteúdo energético.

  2. Engorda mais o miolo do que a côdea?

    A côdea e o miolo do pão são duas partes de um mesmo alimento pelo qual contêm as mesmas calorias. A única diferença entre as mesmas é o conteúdo de água, pois a côdea desidrata-se durante o processo de cozedura no forno e, por consequência, contém menos água do que o miolo.

    É por isso que, à igualdade de peso e tendo em conta que a água não tem calorias, a côdea proporcionaria mais calorias do que o miolo.

  3. Pode-se prescindir do pão numa dieta equilibrada?

    Não se deveria prescindir deste alimento. O pão é um alimento muito valioso do ponto de vista nutricional. Fornece hidratos de carbono complexos (amido), alguma quantidade de proteína vegetal e muito pouca gordura e, além disso, se é integral, uma quantidade importante de vitaminas, especialmente vitaminas do grupo B, minerais e fibra.

    Tudo isso ajuda a equilibrar a dieta e a atingir os objetivos nutricionais de uma alimentação saudável, pois aumenta a quantidade de hidratos de carbono que se consomem (que são deficitários na dieta portuguesa), reduz a de proteínas e gorduras (cujo consumo costuma ser excessivo) e contribui de maneira importante para o fornecimento de fibra e a atingir as ingestões recomendadas de vitaminas e minerais.

  4. É bom comer pão todos os dias?

    Todos os guias alimentares aconselham incluir, no contexto de uma dieta equilibrada, 4 a 6 rações de cereais e derivados por dia, entre os quais se incluem o pão, o arroz, a massa, os cereais do pequeno-almoço e outros cereais.

    Estas recomendações poderiam ser satisfeitas a partir do consumo de qualquer destes alimentos, embora o mais recomendável seja a variedade. Contudo, considerando os hábitos de consumo da população portuguesa em que não se consome massa ou arroz diariamente e muito menos várias vezes por dia, o pão passa a ocupar um papel fundamental para cumprir o número de rações/dia aconselhado. De acordo com os nossos costumes, o pão é um alimento fácil de incluir na dieta várias vezes por dia, pois integra-se muito facilmente em qualquer das refeições.

  5. O pão integral tem menos calorias do que o pão branco?

    A diferença entre as quilocalorias que proporciona o pão integral e as que proporciona o pão branco por cada 100 g de alimento não é relevante pois é de cerca de 40 kcal menos no caso do pão integral.

    A principal diferença relativamente ao valor nutricional entre estes dois tipos de pão é o seu conteúdo em fibra, vitaminas e minerais, que é bastante superior no pão integral.

  6. O pão sem sal tem menos calorias?

    Dado que o sal não fornece energia, não há diferenças neste sentido entre estes dois tipos de pão.



¿Tienes alguna duda? Contacta con nuestros especialistas